Levar a pecar

Você andou nos caminhos de Jeroboão e fez o meu povo pecar e provocar a minha ira por causa dos pecados deles (1Rs 16.2b).

Leitura Bíblica: 1 Reis 16.1-4. 

A Bíblia mostra que algumas pessoas agem de forma tão depravada que não se contentam em “apenas” pecar, mas procuram também levar outros ao pecado. Foi assim que aconteceu com vários reis de Israel, no Reino do Norte. Seu primeiro rei, Jeroboão, agiu assim uma vez que incentivou o pecado da idolatria, e foi seguido por outros, pelo que foram condenados por Deus. Baasa foi um deles, como vimos no texto de hoje. Ele pecou ao agir como Jeroboão e, com isso, foi também responsável por influenciar Israel a transgredir a lei. Assim, a ira de Deus veio sobre Baasa e grande foi sua condenação. 

Interessante é que o tempo passa, e o ser humano não muda seu comportamento. Nos dias de hoje, existem pessoas que não se contentam em “só” pecar, mas se esforçam em influenciar outros a pecar como elas. Fazem isso por meio de leis, campanhas veladas ou abertas, artes em geral, cinema, televisão, jornais, revistas, ensinos formal e informal etc. Esses meios, na maioria das vezes, poderiam promover o bem, mas têm sido, em muitos casos, utilizados para o mal. 

Como cristãos, precisamos estar alertas em relação a essas armadilhas, para que não sejamos vítimas, levadas ao pecado, nem cúmplices, influenciando outros a pecar. É imprescindível que avaliemos tudo à luz da Palavra de Deus, que nos mostra o certo e o errado. O próprio Jesus alertou seus discípulos dizendo que aquele que fizer tropeçar algum dos pequeninos que creem nele sofrerá as duras consequências de seu ato louco (Mt 18.6). Utilizando figuras de linguagem para mostrar a gravidade do castigo que esses pecadores receberão, o Mestre alertou: “seria melhor que fosse lançado no mar com uma grande pedra amarrada no pescoço” (Mc 9.42b). Precisamos estar atentos para não passar a considerar normal o que a Bíblia chama de pecado. 

A promoção do pecado é um perigo constante! 

Antonio Renato Gusso, Curitiba/PR. Extraído do site https://presentediario.transmundial.org.br 

————————————————————————————————- 

Convide os seus amigos para receberem as Devocionais 

No TELEGRAM. Criamos um canal de mensagens das Devocionais,

é só clicar neste Link https://t.me/devocionalumpoucodeluz

e seguir o canal. 

No WhatsApp: Cadastre o Nº +55 11 94864-2627 no contatos do seu

celular e mande uma mensagem com o seu nome, via WhatsApp,

pedindo o seu cadastramento. Não é um grupo, é lista de distribuição.

Ex. “Eu sou o Tiago, quero me cadastrar”. 

Ou é só clicar neste Link https://bit.ly/2NGU2SF

Sobre Pyrilampinho

O Ministério Devocional um Pouco de Luz, surgiu através de um trabalho de envio de mensagens. Posteriormente adotei o nome de Devocional um Pouco de Luz, nome de um programa radiofônico evangélico, que meu Pai, Pr. Anatole Pyrilampo Moreira da Silva fazia diariamente, pois era um evangelista nato, que durante toda a sua vida desde a sua conversão, tinha maior preocupação em levar a Palavra de Deus para todos; Também adotei o dia 22 de agosto como o dia de aniversário da Devocional, por não me lembrar do dia/mês certo em que comecei este trabalho, e por ser o dia/mês de aniversário do meu Pai; Coloquei também a imagem do inseto pirilampo, por ser o segundo nome de meu Pai, que assim se chamava pois meu Avô (um filósofo nato), quando do seu nascimento, quis homenagear o escritor “Anatole France” e pirilampo por achar que meu Pai iria brilhar na vida.

Publicado em 23/04/2024, em Cristão. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário