Lei pra quê?

[Fomos] justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus (Rm 3.24).

Leitura Bíblica: Romanos 3.9-12,21-24. 

Hoje em dia, colocamos cadeado na bicicleta, grades nas janelas, instalamos alarmes no carro e em casa. Ora, há tantos ladrões assim à nossa volta? Meu vizinho é ladrão? Será que ele me vê como ladrão? Penso que esses fatos mostram que não cremos na bondade natural do ser humano, mas cremos que o mal e a pecaminosidade habitam em nós de forma latente. 

Do ponto de vista sociológico, desde cedo muitas nações precisaram criar leis para conduzir o comportamento de seus cidadãos, desestimular e punir os crimes na sociedade. Aliás, muitos países se basearam nos Dez Mandamentos (Êx 20) para redigir sua constituição. Isso nos leva a pensar: por que Deus entregou os Dez Mandamentos e depois todo o conjunto de leis a Moisés? 

O apóstolo Paulo nos ajuda a entender a questão: “Qual era então o propósito da Lei? Foi acrescentada por causa das transgressões, até que viesse o Descendente a quem se referia a promessa” (Gl 3.19). Que Descendente? Aquele que pisaria a cabeça da serpente: Jesus! (Gn 3.15) A função da lei foi revelar toda a pecaminosidade do homem e sua incapacidade de salvar-se a si mesmo. E é assim que Paulo a apresenta: “Mas agora se manifestou uma justiça que provém de Deus, independente da Lei… justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que creem. Não há distinção, pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus” (Rm 3.21-24). 

Como mencionado por Paulo, todos somos pecadores e não podemos fugir dessa realidade. É por isso que, hoje em dia, é difícil confiar no próximo. A única solução para esse problema – o pecado – é a que vem do alto, do coração amoroso de Deus Pai, que entregou seu Filho para morrer na cruz por nós, pois jamais poderíamos cumprir a Lei. Isso é graça! 

“A lei descobre a doença. O evangelho dá o remédio.” Martinho Lutero 

Genevaldo Edino de Souza Bertune, Jundiaí/SP. Extraído do site https://presentediario.transmundial.org.br 

————————————————————————————————- 

Convide os seus amigos para receberem as Devocionais 

No TELEGRAM. Criamos um canal de mensagens das Devocionais,

é só clicar neste Link https://t.me/devocionalumpoucodeluz

e seguir o canal. 

No WhatsApp: Cadastre o Nº +55 11 94864-2627 no contatos do seu

celular e mande uma mensagem com o seu nome, via WhatsApp,

pedindo o seu cadastramento. Não é um grupo, é lista de distribuição.

Ex. “Eu sou o Tiago, quero me cadastrar”. Ou é só clicar neste Link https://bit.ly/2NGU2SF

Sobre Pyrilampinho

O Ministério Devocional um Pouco de Luz, surgiu através de um trabalho de envio de mensagens. Posteriormente adotei o nome de Devocional um Pouco de Luz, nome de um programa radiofônico evangélico, que meu Pai, Pr. Anatole Pyrilampo Moreira da Silva fazia diariamente, pois era um evangelista nato, que durante toda a sua vida desde a sua conversão, tinha maior preocupação em levar a Palavra de Deus para todos; Também adotei o dia 22 de agosto como o dia de aniversário da Devocional, por não me lembrar do dia/mês certo em que comecei este trabalho, e por ser o dia/mês de aniversário do meu Pai; Coloquei também a imagem do inseto pirilampo, por ser o segundo nome de meu Pai, que assim se chamava pois meu Avô (um filósofo nato), quando do seu nascimento, quis homenagear o escritor “Anatole France” e pirilampo por achar que meu Pai iria brilhar na vida.

Publicado em 27/03/2024, em Cristão. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário