Examinem-se

Examinem-se para ver se vocês estão na fé; provem-se a si mesmos. Não percebem que Cristo Jesus está em vocês? A não ser que tenham sido reprovados! (2Co 13.5)

Leitura Bíblica: Salmo 139.23-24 

É comum as pessoas terem facilidade para encontrar os erros nos outros, mas não parar a fim de fazer uma análise pessoal. Isso estava ocorrendo na igreja de Corinto. Os irmãos tiveram a capacidade de questionar o próprio apóstolo Paulo, mas não enxergavam seus próprios pecados. Paulo estava prestes a fazer uma visita àqueles irmãos e, caso eles não se arrependessem, teria de tornar a repreendê-los. Por isso, alerta-os sobre o que estavam fazendo de errado, mas principalmente diz que eles mesmos deveriam fazer um exame em seu coração. 

O alerta desse versículo vale também para nós: como é importante o autoexame diário da vida espiritual e da conduta pessoal! “O que caracteriza a apostasia (abandono da fé) é deixar de orar, de obedecer à mensagem da Escritura, de adorar e de se associar com irmãos crentes no Dia do Senhor. Preparem-se espiritualmente, ‘examinem-se’ e ‘testem-se’. O apóstolo ordena enfaticamente que seus leitores empreendam a tarefa crucial da introspecção” (Simon Kistemaker). 

Quando feito em obediência à palavra de Deus, esse exame conduz ao reconhecimento da vontade de Deus. Aponta o que deve ser mudado ou deixado. Leva ao arrependimento e à mudança de atitude. Só podemos fazer isso com o auxílio de Deus, que conhece e sonda nosso coração. O objetivo e desejo de Paulo era que os coríntios aprendessem a reconhecer suas faltas. Na leitura bíblica de hoje, o salmista sabe que há em sua vida aspectos que precisam ser trabalhados e que Deus poderia ajudá-lo nisso. Seu pedido demonstra humildade em aceitar essa verdade e disposição em obedecer ao que Deus lhe mostrar. 

Deus habita em nós pelo seu Espírito. O Senhor conhece a motivação dos nossos pensamentos. Ele intercede por nós. Que possamos ouvir seus conselhos, seguir seu caminho. 

Somente um autoexame fundamentado pela Bíblia nos conduzirá à verdade. 

Hebert dos Santos Gonçalves, Itapeva/SP. Extraído do site https://presentediario.transmundial.org.br 

————————————————————————————————- 

Convide os seus amigos para receberem as Devocionais 

No TELEGRAM. Criamos um canal de mensagens das Devocionais,

é só clicar neste Link https://t.me/devocionalumpoucodeluz

e seguir o canal. 

No WhatsApp: Cadastre o Nº +55 11 94864-2627 no contatos do seu

celular e mande uma mensagem com o seu nome, via WhatsApp,

pedindo o seu cadastramento. Não é um grupo, é lista de distribuição.

Ex. “Eu sou o Tiago, quero me cadastrar”. 

Ou é só clicar neste Link https://bit.ly/2NGU2SF

Sobre Pyrilampinho

O Ministério Devocional um Pouco de Luz, surgiu através de um trabalho de envio de mensagens. Posteriormente adotei o nome de Devocional um Pouco de Luz, nome de um programa radiofônico evangélico, que meu Pai, Pr. Anatole Pyrilampo Moreira da Silva fazia diariamente, pois era um evangelista nato, que durante toda a sua vida desde a sua conversão, tinha maior preocupação em levar a Palavra de Deus para todos; Também adotei o dia 22 de agosto como o dia de aniversário da Devocional, por não me lembrar do dia/mês certo em que comecei este trabalho, e por ser o dia/mês de aniversário do meu Pai; Coloquei também a imagem do inseto pirilampo, por ser o segundo nome de meu Pai, que assim se chamava pois meu Avô (um filósofo nato), quando do seu nascimento, quis homenagear o escritor “Anatole France” e pirilampo por achar que meu Pai iria brilhar na vida.

Publicado em 02/04/2024, em Cristão. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário